A CVM realizou um estudo para avaliar a pertinência da da regulamentação da relação comercial entre influenciadores digitais da área financeira e participantes do mercado de valores mobiliários.
O estudo foi movido em função do aumento do papel das redes sociais na divulgação de informações sobre investimentos e consequente crescimento do interesse do investidor pessoa física, aliado à necessidade de tornar transparente a relação que existe entre os influenciadores e os participantes da CVM.
Para o levantamento do estudo, foram mapeadas iniciativas de órgãos reguladores de vários países, tais como: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Holanda, além de considerar as ações tomadas pelos autorreguladores tais como a AMBIMA e BSM Supervisão de Mercados.
À CVM, caberia a criação de regulamentação que preveja a obrigatoriedade de informar ao público quando o conteúdo divulgado for pago, fazendo com que haja transparência para o público investidor acerca de qualquer relação contratual que possa existir entre um participante da autarquia e o influenciador digital.
https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/cvm-divulga-estudo-sobre-possivel-regulamentacao-envolvendo-influenciadores-digitais-e-o-mercado-de-capitais